Maternidade e Centro de Atenção à Mulher "Síbia Parada Marteleto"

TODO CARINHO E ATENÇÃO QUE VOCÊ E ELE OU ELA MERECEM.

 

Inaugurada junto à Ala de Excelência de Atendimento "José Olyntho Fortes Junqueira", a Maternidade e Centro de Atenção à Mulher "Síbia Parada Marteleto" (segundo andar) vem se desenvolvendo com a implantação de diversos serviços dedicados às novas mamães e recém-nascidos.

 

Desfrutando da excelente estrutura física e tecnológica da ala, a Maternidade ganha destaque na região pela variedade e singularidade dos serviços especializados que oferece, orientados à humanização do parto e do tratamento.

 

Veja abaixo os serviços realizados:

 

(Conheça o Berçário Virtual clicando aqui)

 

ALTA HOTELARIA

 

Além de um ambiente sofisticado, com requinte e elegância, os apartamentos contam com ar condicionado independente, camas eletrônicas, sistema de iluminação noturna que não prejudica o sono do paciente, TV LCD e sanitários adaptados para deficientes físicos.

 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

 

Para a maternidade a Santa Casa investiu na qualificação dos profissionais. Foram diversas aulas, palestras e especializações acadêmicas específicas (enfermagem obstétrica) afim de atingir a alta qualidade técnica e de atendimento observada pelo público mais exigente.

 

ATENDIMENTO HUMANIZADO

 

Seguindo uma tendência universal de humanização do atendimento hospitalar, a Maternidade Síbia Parada Marteleto oferece diversos serviços que contribuem para a melhor relação e o bem-estar da mamãe e o bebê. Veja os serviços oferecidos:

Alojamento Conjunto:

Alojamento Conjunto é o sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece com a mãe, 24h por dia, no apartamento, até a alta hospitalar. Este sistema possibilita a prestação de todos os cuidados assistenciais, bem como a orientação à mãe sobre os cuidados especiais com ela e com seu bebê.

Os objetivos do alojamento conjunto são:  aumentar os índices de Aleitamento Materno; estabelecer vínculo afetivo entre mãe e filho; permitir aprendizado materno sobre como cuidar do RN (recém-nascido); reduzir o índice de infecção hospitalar; estimular a participação do pai no cuidado com o RN; possibilitar o acompanhamento da amamentação, sem rigidez de horário, visando esclarecer às dúvidas da mãe e incentiva-lá nos momentos de insegurança; orientar e incentivar a mãe (ou pais) na observação de seu filho, visando esclarecer dúvidas; reduzir a ansiedade da mãe (ou pais) frente às novas experiências, entre outros. Trabalho realizado pelo corpo de enfermagem e serviço de fonoaudiologia.

 

SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA
 
 
A intervenção fonoaudiológica neo-natal é fundamental no auxílio de detecção de alterações no sistema sensório-motor-oral principalmente em relação à coordenação das funções de sucção/ deglutição/respiração nos recém-nascidos.
Os principais serviços são:
- Acompanhamento do Aleitamento Materno: Traba-lho personalizado, realizado individualmente, de quarto em quarto, onde o bebê é bem assistido e a mãe tem suas maiores dúvidas esclarecidas. Também é  avaliado as condições da mulher em diversos segmentos, como saúde das mamas, mamilos etc... 
Havendo necessidade, o serviço também oferece toda gama de informações à mãe no trato de RNs prematuros  ou com qualquer outra alteração.
- Triagem Auditiva Neonatal Universal
Mais conhecido como “Teste da Orelhinha”, o exame de Emissões Otoacústicas é realizado no bebê com o objetivo de detectar precocemente a deficiência auditiva.
O exame é indolor, não fura a orelha como é feito no teste do pezinho e dura em média 10 minutos.
Através desta triagem, é possível detectar precocemente a perda auditiva logo nos primeiros meses de vida e iniciar um tratamento efetivo até os 6 meses de idade.

 

CARTÓRIO INTERNO PARA REGISTRO DO BEBÊ
 
 
Para maior comodidade e segurança dos pais e do recém-nascido, através de parceria firmada com Cartório de Registro Civil, todos os bebês nascidos na Santa Casa de São Joaquim da Barra já recebem alta hospitalar com o Registro de Nascimento pronto, entregue aos pais.
Segundo nova lei, os nascidos de outras localidades tem a opção de serem registrados como cidadãos de suas cidades de origem (que moram), o que não impede os pais da região de recorrerem à nossa Maternidade para terem seus bebês.

 

TESTE DO PEZINHO (AGENDAMENTO)

 

O serviço de maternidade da Santa Casa ainda oferece assessoria no agendamento do “Teste do Pezinho” na rede pública ou no laboratório de escolha dos pais. Assim, os pais saem da Santa Casa já conscientes dos primeiros cuidados com o bebê.

 

MATERIAL DE APOIO (MANUAIS)
 
 
A Maternidade Síbia Parada Marteleto ainda fornece gratuitamente diversos manuais de cuidados especiais para a mãe e para o bebê.
São verdadeiros tutoriais desenvolvidos afim de informar e dar ainda mais tranquilidade aos pais no enfrentamento de diversas situações do dia a dia trazidas pelo novo membro da família.

 

KIT SUPRESA

 

Além de todos os serviços e cuidados prestados,  após a alta os pais levam para casa um kit surpresa. Útil à mamãe, melhor ainda para o bebê.

 

NOVO ULTRASOM 4D

 

TEM GENTE QUE VAI FICAR QUERENDO APARECER!

 

Essa nova tecnologia adquirida pelo Centro de Diagnóstico por Imagem da Santa Casa oferece uma foto/filmagem do bebê ainda na gestação.

 









PARCEIROS