Notícias

Curativos e Retirada de Pontos

Bruna (Coordenadora Enfermagem Rede Básica), Silmara (Enfermeira CCIH Sta Casa), Maria do Carmo (Coordenadora Enfermagem Sta Casa) e Gislaine (Depto. Administrativo Sta Casa)

 

SANTA CASA E REDE PÚBLICA DE SAÚDE DE SÃO JOAQUIM DA BARRA INICIAM TRABALHO CONJUNTO PARA ADEQUAÇÃO DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO SEGUNDO EXIGÊNCIAS DE LEIS E CONTRATOS JUNTO AO ESTADO (SUS).

 

No último dia 7 (quinta-feira) foi realizada uma reunião envolvendo a participação dos coordenadores e de todos os enfermeiros da Santa Casa de São Joaquim da Barra e da Rede Básica de Saúde (PSF, UBS etc...) do município para discutir acerca das mudanças no atendimento (SUS) à população que se farão necessárias para cumprimento de leis e de obrigações contratuais junto ao Estado.

O cumprimento desses contratos é de vital importância ao funcionamento da assistência à saúde, pois é através de seu cumprimento que são repassadas as verbas ao município e à Santa Casa. Sendo assim, obviamente, caso não se cumpra, também não há o repasse dos recursos, prejudicando o atendimento à população.

 

A princípio o que muda?

 

Curativos de feridas (úlceras, suturas e/ou outras lesões) em tratamento e Retirada de pontos

 

A partir de agora os PSFs e UBSs  compartilharão a responsabilidade do tratamento de pacientes crônicos que precisam fazer curativos. Entende-se por crônicos aqueles casos onde é preciso um acompanhamento da evolução do caso, sendo necessário a realização de vários curativos até a cicatrização. Neste caso, o paciente que antes se dirigia à Santa Casa, poderá procurar o PSF ou UBS do seu bairro, uma maneira também muito mais cômoda e qualitativa para seu tratamento, devido à curta distância de deslocamento.

Os pacientes que já se encontram em tratamento na Santa Casa passarão por uma avaliação da enfermagem que poderá encaminhá-lo à unidade do seu bairro já com primeiro contato (e discussão do caso) com a enfermagem do PSF/UBS em questão.

Neste trabalho em conjunto, o paciente será assistido pelos PSFs/UBSs e também pela Santa Casa sem interrupção do seu tratamento, ficando esta última disponibilizada para tratamentos de maior complexidade.


<<< voltar









PARCEIROS