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Consultas em Consultório

Dr. Nelson Tolói Jr. - Coordenador Médico Plano Santa Casa Saúde

 

 

Já de algum tempo temos recebido reclamações de conveniados referentes a demora para a realização das consultas nos consultórios médicos.
 
Como coordenador da área médica, fiz um levantamento com os médicos que atendem o Plano Santa Casa Saúde em S. Jm. da Barra e ficamos surpresos com o que identificamos: 20 a 30% dos pacientes marcam a consulta, não comparecem e nem ao menos se dão ao trabalho de ligarem para desmarcar quando não podem comparecer. Com essa atitude, não liberam o horário para que outro paciente possa ser chamado, ficando o médico com disponibilidade, porém com o horário “ocupado”.
 
Se pensarmos que em São Joaquim temos cerca de 50 profissionais que atendem conveniados do Plano nos consultórios, com uma média geral de 400 consultas/dia, teremos um indício de faltas de 80 a 120 pacientes/dia (pacientes agendados que não comparecem). Como não houve a desmarcação da consulta, o médico não pode chamar outro no lugar vago.
 
A conseqüência é obvia: 80 a 120 pacientes não conseguem atendimento pela falta de consciência de quem deixou de liberar seu horário, não comparecendo na consulta.
 
Esse fato é ruim para o Plano por gerar reclamações, ruim para o médico que fica com o horário vago e um tremendo ato de desrespeito de um conveniado para com o outro. Deveria sim colocar-se no lugar de quem precisa do atendimento e não tem horário.
 
Com o levantamento, ficou claro que o grande vilão, salvo algumas exceções, não é a falta de horário nos consultórios, mas sim uma melhor consciência de parte dos conveniados em desmarcar sua consulta com antecedência caso não puder comparecer. Tal medida muito ajudará na diminuição das filas de espera, beneficiando todas as partes envolvidas.

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