Santa Casa

Drogaria

Prontuário Eletrônico

Gabriel Gomes - 23/07/2024 14:47

Santa Casa conclui implantação do Prontuário Eletrônico, integra setores, melhora processos internos e aumenta segurança do paciente.

Nos últimos dois anos, a Santa Casa de São Joaquim da Barra vem trabalhando em um grande projeto visando a modernização dos processos internos para aumento da segurança clínica do paciente. O primeiro passo tido como elementar e que já foi implantado é o Prontuário Eletrônico.

Com trabalho iniciado em 2022, concluído em meados de 2024 e com investimento milionário, essa etapa contou com vários desafios, a citar:

- Adaptações físicas: O projeto contemplou a adequação física de vários setores e esforços para a robustez da rede interna da rede de computadores, com revisão e aumento do cabeamento para disponibilização de novos pontos de acesso;

- Equipamentos:  Revisão do parque tecnológico com aquisição de novos computadores, impressoras, painéis (TVs) e totens para compatibilidade e oferecimento de desempenho suficiente para suporte ao Sistema.

- A Implantação do Sistema: Tida como o maior desafio, exigiu uma mudança de cultura e mentalidade da própria equipe assistencial que precisou se adequar às novas metodologias e processos de trabalho.

E você sabe o que a Santa Casa e você paciente já desfruta com isso?

Hoje, após a conclusão da implantação, muitos ganhos são possíveis. Veja abaixo os principais:

1. Melhoria da Segurança do Atendimento: Os prontuários eletrônicos facilitam o acesso rápido às informações dos pacientes, permitindo que os profissionais de saúde tomem decisões mais informadas e baseadas em dados, aumentando a precisão do tratamento e dos diagnósticos.

2. Eficiência Operacional: Agiliza alguns processos administrativos e clínicos. Como exemplo, hoje a enfermagem já conta com painéis que informam exames e procedimentos a realizar dos pacientes internados em tempo real, informações essas que dão suporte à rotina diária desses profissionais, resultando em fluxos de trabalho mais eficientes.

3. Integração e Compartilhamento de Informações: Facilita a comunicação entre diferentes departamentos e profissionais de saúde, permitindo um cuidado mais coordenado e integrado. Aqui, devido essa implantação, outras áreas da Santa Casa também seguiram sendo informatizadas e também já estão integradas entre si como Recepção, Centro Cirúrgico, Hemodinâmica e a U.T.I., que foi o departamento pioneiro no prontuário eletrônico na instituição.

4. Economia e Meio Ambiente: Diminuiu em torno de 33% o número de registros impressos em papel utilizado pela Santa Casa, além de ter diminuído a necessidade de espaço físico para armazenamento.

5. Apoio à Análise de Dados: Facilitou a coleta de dados para análises tanto clínicas quanto administrativas. Com isso potencializou os estudos e criação de novas metodologias para acompanhamento, monitoramento e melhoria contínua do atendimento ao paciente e de outros processos hospitalares.

Assim, a Santa Casa segue com os esforços de melhoria da segurança clínica do paciente, com estudos para implantação da Pulseira Eletrônica do paciente internado (com identificação e dados clínicos) e Interação Medicamentosa, que servirá como apoio às prescrições médicas.