Santa Casa

Drogaria

Ambiente mais Seguro

Gabriel Gomes - 24/07/2024 16:02

Santa Casa diminui riscos de infecção hospitalar utilizando Luz Negra como suporte à higienização dos ambientes.

O Controle de Infecção Hospitalar é de extrema importância dentro do hospital. Sua principal finalidade é proteger a saúde e a segurança dos pacientes. Infecções hospitalares podem causar complicações sérias, prolongar o tempo de internação e até mesmo levar à morte em casos graves. Evitar essas infecções melhora diretamente os resultados de saúde dos pacientes.

Sabendo disso, a Santa Casa de São Joaquim da Barra possui uma estrutura de departamentos dedicados à esse fim: O SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) e sua Comissão, a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) - através dos quais promove regularmente treinamentos, capacitações e ações para a conscientização, conhecimento técnico e fiscalização dos seus colaboradores acerca dos cuidados necessários para minimização dos riscos de infecções, como exemplo: campanhas de higienização das mãos, fiscalização do uso de E.P.Is., acompanhamento e regulação dos materiais, medicamentos e até produtos utilizados para limpeza e higienização hospitalar, assim como os próprios métodos de higienização.

Como novidade acabou de ser implantado o monitoramento da sujidade dos ambientes através da Luz Negra. É um método inovador e seguro através do qual é possível identificar as áreas com sujidade no ambiente as quais são impossíveis serem observadas a olho nu, permitindo uma higienização mais eficiente do hospital e um ambiente mais seguro ao paciente e à própria equipe de trabalho.