Santa Casa
Plano de Sáude
Laboratório
Drogaria
Clinica

Endoscopia


O serviço de Endoscopia oferece com excelência todas as possibilidades de tratamento e diagnóstico que São Joaquim da Barra e região necessitam.
Além de mão de obra qualificada com alta experiência técnica, conta com equipamentos modernos de última geração com tubos flexíveis de menor calibre, imagem de alta definição (HD), magnificação (tornando possível o aumento das imagens) e cromoscopia digital (método utilizado para diagnóstico de áreas suspeitas) e aparelhos para monitorização dos pacientes.
 
Exames realizados:

É o exame indicado para investigação de doenças que ocorrem nas paredes da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui o esôfago, o estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado).


O endoscópio permite ao médico observar as imagens em um monitor de vídeo. Permite ainda realizar biópsias e procedimentos terapêuticos. Por esse exame é possível investigar sintomas como náuseas, queimação, azia, mau hálito, entre outros. Além disso é possível identificar causas de sangramento e realizar tratamentos como, por exemplo, estancar esses sangramentos, retirar objetos engolidos (como moedas), realizar gastrostomias (introdução de sondas para alimentação no estômago) e inclusive ajudar no combate da obesidade através da colocação do balão intragástrico. A maioria desses procedimentos antes realizados por cirurgia, passaram a ser menos invasivos (agressivos) com o advento da endoscopia.

É o exame indicado para investigação de doenças que acometem as paredes no cólon (intestino grosso) e região distal do intestino delgado.


O exame é realizado através da introdução de um tubo fino flexível com uma câmera através do ânus após preparo do cólon. É possível avaliar causas de sangramentos, dores abdominais, diarreias, anemias e investigar neoplasias. É possível realizar tratamentos como retirada de pólipos (lesões pré-cancerígenas) e realizar biópsias. É considerado o padrão ouro no diagnóstico e prevenção do câncer de intestino.

A Colangiopanceatografia Retrógrada Endoscópica ou CPRE é um procedimento indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas (as vias biliares intra e extra-hepáticas e o canal pancreático principal ou ducto de Wirsung, respectivamente). É um exame muito utilizado para avaliação de quadros de icterícia (amarelo na pele) e tem grande parte da sua importância na possibilidade de, em um mesmo exame, fornecer o diagnóstico e ser possível o tratamento da doença. Antes da CPRE, a única opção era a cirurgia, normalmente de grande porte, com risco elevado.